Mais sobre a nossa escola:

Este Blog tem o objetivo de mostrar a escola, divulgar as experiências, os projetos, eventos, atividades e todo o trabalho desenvolvido por nossos funcionários, pais, alunos, professores e gestores. A Escola Municipal São Gonçalo do Retiro está situada na Rua Direta de São Gonçalo, s/n – Bairro São Gonçalo do Retiro. Salvador – Ba. Vinculada a Regional Cabula, sob o código 0711, parecer CEE 037/82. Modalidades de Ensino oferecido pela escola: Educação Fundamental – Resolução CME n° 004/2007 - 1° ano ao 5° ano. e SEJA ( Sistema de Educação de Jovens e Adulto) – resolução CME -011/2007. A escola como nos ensinou Paulo Freire é um lugar coletivo, de amizade de pessoas que sonham, é assim que concebemos a nossa escola, como um lugar de interação, de partilha e crescimento que busca qualidade no ensino-aprendizagem. Dando ênfase a valorização do ser humano, oportunizando a todos manifestar-se e preservar seus valores culturais, credos, criatividade numa comunidade com tanta diversidade cultural e religiosa.

11 abril, 2011

Mortes em escola municipal - Refletindo sobre segurança

Hoje, dia 08/04 assim como em muitas escolas, na nossa não poderia ser diferente, a todo momento, discutia-se a barbárie que aconteceu na escola municipal em Realengo, no Rio de Janeiro. No AC hoje a tarde tivemos em nossa pauta de discussão este assunto.
Discutimos dentre outras coisas a questão da seguranças nas escolas, chegamos a nossa realidade. Escola Municipais de Salvador.  Fizemos alguns questionamentos: Estamos seguros nas nossas escolas?  Qual a segurança que a Secretaria Municipal de Educação nos oferece? Quem são as pessoas que entram na nossa escola? Quem são nossos alunos? Como é nossa relação com os alunos? Foram muitos questionamentos que nos fizeram pensar na nossa realidade e a nos preocuparmos, com coisas simples do nosso dia a dia que muitas vezes passam despercebidas e precisa um acontecimento desse tipo para nos alertar. 
Em janeiro deste ano a nossa luta no fórum de gestores foi garantir a segurança nas nossas escolas, passamos  o período da matrícula sem nenhuma segurança, a não ser a de DEUS. Fomos corajosos e corajosas por termos enfretado todo este período sozinhos, abrindo e fechando escolas enfrentando todo tipo de gente que adentravam: doidos, bêbados, pessoas trajando com micro short, etc. Fomos loucos e loucas por termos enfretado tudo isso sem segurança, sem apoio.
Em fevereiro as escolas ganharam um porteiro e dois seguranças no turno da noite. Eles continuam protejendo o patrimônio, enquanto todos nós alunos, funcionários, professores vivemos sem nenhuma segurança.
Com tudo isso, ainda somos capazes de driblarmos as dificuldades  e continuarmos  firmes, comprometidos com a educação municipal.

Os sonhos dos alunos foram interrompidos e em cada família uma dor, em cada escola um sentimento, em cada coração muitas perguntas.

É hora de repensar, é hora de refletir sobre a nossa segurança. Que o poder público possa olhar por todos nós, que nos respeitem enquanto profissionais, que cuidem das nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas nossas escolas municipais.

Enquanto isso resta-nos pedir ao PAI que conforte essas famílias por esta grande perda e continue nos protejendo.

Leandro Nascimento - Gestor da Escola Municipal São Gonçalo do Retiro

10 abril, 2011

Trabalho com a música: Lá vem o Pato- Vinicius de Morais

Trabalho realizado pela professora Socorro - Turma 1º ano.



Música


Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)
O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...
Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...

Cópia da música em um papel metro;

Leitura da música feita pela professora;

Indicação do autor;
Audição da música pelos alunos;
A professora canta a música junto com os alunos acompanhando a letra no cartaz;
A professora estava trabalhando o tema animais, ela explorou:
Ciências:
-  Nascimento do pato,
- Habitat;
Português
-  Leitura;
- Oralidade;
- Localização de palavras na música;
- Rodinha com o tema: Você achou certo o que o pato fez?
Matemática:
- Quantidade de pernas- galinha, pato, cavalo;
- Tamanhos;
-Comparação pato/galinha/cavalo/marreco
Artes;
- Cores
- Desenho da música;
- Exposição dos desenhos;
- Oficina: Fazendo o pato pateta;
Material – Bexiga amarela, papel duplex e Carmem
Eles adoraram o trabalho. Vejam na carinha de cada um.

Alimentação Alternativa

Este trabalho foi realizado com os alunos do noturno. O professor Mustafá  realizou uma palestra enfocando a importância da alimentação alternativa, dentre outras coisas nos ensinou e fez uma receita de um bolo com casca de banana. Os alunos adoraram e no final foi servido o bolo para todos os presentes.





Reunião do Conselho Escolar - Prestação de contas do ano 2010

Reuniram-se no pátio da escola, Professores, pais, funcionários, alunos para prestação de conta do PDDE 2010. As contas foram aprovadoas por unanimidade e pela comissão da SECULT coordenadoria do PDDE.

O trabalho em conjunto, dando vez e voz a comunidade escolar, assim vamos construindo a democracia e a autonomia na nossa escola.




Como não explicar o massacre de Realengo

Alguns limites. (Ou: como não explicar o massacre de Realengo.)



http://scienceblogs.com.br/odiva/2011/04/alguns_limites_ou_como_nao_exp.php

A importância do Fazer pedagógico.

Conviver com a diversidade sexual.

Reportagem

O bê-á-bá para conviver com a diversidade sexual

MEC cria kit anti-homofobia para combater o preconceito na escola



Vídeo: Escrita também é coisa de criança.

SinopseA série propõe diferentes formas de introduzir a criança no mundo da leitura e da escrita. Os vídeos tratam de alfabetização e letramento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e apresentam projetos e atividades para professores que trabalham a linguagem com crianças de até 10 anos de idade.


http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4277

REVISTA: Educar para crescer

   Uma revista muito boa, nos dá algumas dicas como estimular a leitura.
http://educarparacrescer.abril.com.br/guias-da-educacao/alfabetizacao/flip-page/index.html

Muito bom para quem trabalha com Educação Infantil.

 Para quem trabalha com Ed. Infantil:

http://cadernosdeinfancia.blogspot.com/2011/04/colecao-educadores.html

08 abril, 2011

Dinâmica para sala de aula.

SUGESTÕES DE DINÂMICA PARA A SALA DE AULA

A dinâmica ajuda a integração do grupo, aproveite e torne sua sala de aula em uma verdadeira interação.

"Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura
expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os
integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o
comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.

VOCÊ MORA NO MEU...
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, Você é muito amigo!" etc

ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
(Os alunos opinam, registram e ilustram!)

A Árvore da Vida –
Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.
Na sala está exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O docente propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre.
Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem).
Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore.
Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.

A PALAVRA CHAVE

DESTINATÁRIOS: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipes.
MATERIAL
: Oito Cartões para cada equipe. Cada um deles contém uma palavra: Amizade, liberdade, diálogo, justiça, verdade, companheirismo, bravura, ideal, etc. Os cartões são colocados em um envelope.

DESENVOLVIMENTO: - O animador organiza as equipes e entrega o material de trabalho. - Explica a maneira de executar a dinâmica. As pessoas retiram um dos cartões (do envelope); cada qual fala sobre o significado que atribui à palavra. - A seguir, a equipe escolhe uma das palavras e prepara uma frase alusiva. - No plenário, começa-se pela apresentação de cada equipe, dizendo o nome dos integrantes e, em seguida, a frase alusiva à palavra escolhida.
AVALIAÇÃO: - Para que serviu o exercício? - Como estamos nos sentindo?

DINÂMICA DO ROLO DE BARBANTE
OBJETIVO: Essa dinâmica pode ser feita visando atingir as necessidades de cada grupo, o coordenador define o melhor objetivo para cada grupo.
MATERIAL: Um rolo de barbante;
DESENVOLVIMENTO: Em círculo os participantes devem se assentar ou ficar em pé mesmo. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes que seja trabalhado o seguinte assunto, Ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justifique o porquê! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.

ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.


O LAGO DE LEITE

(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).

Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."

Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
DINÂMICA “ENTRE NÓS”
Categorias: jogo de cooperação. Trabalha com a união, participação, interdependência.
Objetivos: vivenciar as individualidades e as diferenças dentro do grupo.
N° de participantes: sem limite de n°
Material: aparelho de som
Regras do jogo: posicionar o grupo em circulo formando uma fila sem começo nem fim;
Desenrolar: Formam-se duplas de mãos dadas, sem soltar as mãos, as duplas se movimentarão pelo espaço enquanto toca uma música. Quando a música parar, trocam-se os pares. Depois, unem-se as duplas formado quartetos, em seguida grupos de oito e assim por diante até a formação de um único grupo. Todos os movimentos devem ser realizados sem soltar as mãos, menos na primeira troca de duplas.

A flor

Objetivo: despertar a atitude em preservar o que temos.
Materiais: uma flor (rosa) natural
Procedimento: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a fim de preservar os materias dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente.

Dinâmica: "Verdade ou Mentira?"Entrego um pedaço de papel a cada aluno e digo que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao Japão', por exemplo.
Peço a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolho um papel aleatoriamente e leio a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anoto na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Vou lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos e eu leio a frase e digo: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faço algumas perguntas sobre a frase à aluna. Vou fazendo isso até terminar e depois pergunto aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.


Dinâmica: 'da bexiga 'Cada participante recebe uma bexiga e um papelzinho para escrever seu nome e colocar dentro dela, encher. Ao comando do professor, realizar as atividades, não importando ficar somente com a sua bexiga, pode misturar, trocar. Exemplo: jogando as bexigas para cima, não deixem NENHUMA cair; equilibrar a bexiga nas costas; dançar com a bexiga; trocar de bexiga com outra pessoa,etc. No final, cada pessoa pega uma bexiga qualquer, estoura e abre o papelzinho. Procurar a pessoa cujo nome estava dentro da bexiga e dar um abraço nela, podendo falar também porque admira essa pessoa.

Pesquise dinâmica no site:  

Dia do livro



"Um país se faz com homens e livros".Monteiro Lobato



O desenvolvimento de atividades relacionadas ao dia do escritor e ao dia do livro reside, sem dúvida, na importância das informações e no prazer que a leitura proporciona a todos. Relacionar essas duas datas é bastante adequado, uma vez que o livro não existe sem o escritor.
O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro. Essa data foi escolhida para a comemoração, considerando-se a data da fundação da Biblioteca Nacional (29/10/1810), por D. João VI. O grande acontecimento permitiu a popularização do livro, tornando mais fácil o acesso à leitura.
Além das datas já citadas, é fundamental lembrar que o dia 18 de abril foi escolhido para comemorar o Dia do Livro Infantil, por ser esse o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos precursores da obra literária infantil no Brasil.
Antes de iniciar qualquer atividade sobre as datas em questão, necessário se faz contextualizá-las, buscando explicar o motivo de seu surgimento, isso faz com que os alunos percebam a importância de se lembrar fatos marcantes da história do País.
As sugestões de atividades que seguem, encontram-se separadas por níveis de ensino, mas isso não impede que o professor as adapte para qualquer uma das faixas etárias, ou ainda, realize apenas parte delas.

Educação Infantil

- Promova momentos bastante estimulantes de contato com os livros. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.
Solicite aos alunos que, no dia determinado, tragam de casa uma almofada de que gostam muito, para ser utilizada nesta atividade.

O professor poderá organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.
Uma variante possível é deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a leitura ou contem uma história de um livro lido pela família. É importante que os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que ainda não dominem a leitura.
Outra possibilidade é o trabalho com livros que trazem apenas ilustrações e cujas histórias são criadas pelas próprias crianças. Isso poderá ser feito na Roda da Leitura, ou ainda em duplas, quando um aluno contará a história para outro colega e vice-versa.
Aproveite o programa diário "Sítio do Pica-pau Amarelo", baseado na obra de Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o cenário onde as histórias se desenvolvem.
Se for possível providenciar alguns episódios da primeira versão do programa, passe-os para a turma e, na seqüência, mostre um episódio atual. Solicite que observem as semelhanças e diferenças.
Solicite que verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro Lobato e tragam para a escola.
Procure levar o maior número possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não esqueça de explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para a literatura.
Faça uma enquete a fim de verificar qual o personagem preferido pela turma, ou ainda deixe que os alunos perguntem aos colegas de outras turmas.
Após o resultado final, determine o dia do personagem mais votado. Nesse dia, os alunos deverão se caracterizar da maneira mais semelhante ao personagem criado por Monteiro Lobato.
Não esqueça de fotografar e filmar as crianças para discutir com elas as várias formas encontradas para a caracterização.
Para saber mais sobre Monteiro Lobato acesse Lobato.
- Procure estabelecer contato com outras escolas, a fim de que seus alunos possam conhecer outras bibliotecas escolares, e ofereça o espaço da biblioteca de sua escola para que ela também seja visitada.
Esta atividade poderá ser precedida da elaboração de convites com a descrição de alguma atividade (leitura de alguma história escolhida pela turma para os visitantes) que será realizada na biblioteca.
Também, após a visita, os alunos poderão enviar aos colegas de outras escolas cartões de agradecimentos com sugestões de livros que já leram, ou ouviram a leitura e que julgaram interessantes.


- Existem personagens bastante marcantes, por apresentarem características que chamam a atenção dos leitores. Os escritores Mary e Eliardo França produziram algumas obras cujos personagens alegres e coloridos - Os Pingos - são a diversão da criançada.
Proponha o acesso ao link UOL, onde seus alunos poderão conhecer os autores, os personagens e ainda ouvir algumas histórias.
Na seqüência, leve-os à biblioteca, a fim de que procurem livros com desses personagens. É importante que o professor verifique antecipadamente a existência dos livros ou providencie-os em outras bibliotecas.
Após ler as histórias, proponha aos alunos a confecção dos Pingos com massa de modelar ou balões.
Ensino Fundamental - 1º a 5º ano.
- Promova visitas a livrarias e a bibliotecas de grande porte que existam em sua cidade. É fundamental que se verifique antes se há alguma programação especial (comumente organizadas por estas instituições) para que a turma possa participar.
Realize uma visita planejada, com instrutores dos próprios locais e, se possível, oriente seus alunos a se cadastrarem nessas bibliotecas, a fim de que possam realizar empréstimos posteriores.
Nas livrarias, os alunos poderão realizar um levantamento de preços de alguns livros que mais lhes chamaram a atenção e posteriormente voltarem com os pais para a aquisição.
A visita a livrarias e bibliotecas deve iniciar o mais cedo possível, pois, dessa forma, se desenvolverá o hábito da freqüência a esses locais.
- Explique aos alunos que, com o advento da Internet, alguns livros passaram a ser divulgados virtualmente, os chamados e-books. Oriente-os que acessem alguns dos endereços sugeridos a seguir, observando com atenção os personagens, o enredo, conhecendo os autores, etc.

O Dia do livro: TEXTO INFORMATIVO
O Dia do livro é comemorado em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros - o criador de O Sítio do Picapau Amarelo e suas inesquecíveis personagens.

SUGESTÃO: Cante a música com os alunos e proponha a confecção de uma boneca de pano, usando retalhos de tecidos, lã, jornais e meia de seda.

VAMOS CANTAR:
Emília, a boneca gente (Baby Consuelo/Pepeu Gome)
De uma caixa de costura
pano, linha e agulha
nasceu uma menina valente
Emília, a boneca gente.

No primeiro dia de vida
era toda desengonçada.
Ficar em pé não podia, caía
Não conseguia nada

Emília...
Mas a partir do momento
Que aprendeu a andar
Emília tomou uma pílula e tagarelou
tagarelou a falar.


É uma boneca de pano
mas pensa como ser humano
Esperta e atrevida
é uma maravilha!

Emília, Emília!

Para cada estória
ela tem um plano
Inventa mil idéias
não entra pelo cano
Ah! Essa boneca é uma maravilha!

 

Atividade sobre o Índio

























É interessante também fazer um trabalho que possa comparar o índio ontem e hoje, as modificações que aconteceram durante todo este tempo. E que esse trabalho não se limite apenas no dia 19 de abril, mas que durante todo ano possamos tratar deste assunto. Afinal eles são donos desta Terra.

Atividade de Língua Portuquesa - Pontuação

ESCOLA MUNICIPAL SÃO GONÇALO DO RETIRO                    DATA _______/________/________
PROFESSORA: _______________________  ALUNO(A): ___________________ 4º ANO___

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 


·  Pontue o texto abaixo com os seguintes sinais de pontuação (.), (?), (!), (:) e (––).

A história



Outro dia, me perguntaram









De onde é que você tira todas essas histórias que escreve




Respondi









Tiro da minha cabeça









Então, é só tirar a idéia da cabeça e pronto







Eu disse









Pronto nada, aí é que a coisa começa a ficar difícil







Primeiro, a gente tem que aprender a escrever bem o Português

Depois, temos que
colocar a ideia nas frases







Estas têm que ser entendidas por todo mundo



(Maria Clara Machado)

·  Agora, reescreva o texto.