Mais sobre a nossa escola:

Este Blog tem o objetivo de mostrar a escola, divulgar as experiências, os projetos, eventos, atividades e todo o trabalho desenvolvido por nossos funcionários, pais, alunos, professores e gestores. A Escola Municipal São Gonçalo do Retiro está situada na Rua Direta de São Gonçalo, s/n – Bairro São Gonçalo do Retiro. Salvador – Ba. Vinculada a Regional Cabula, sob o código 0711, parecer CEE 037/82. Modalidades de Ensino oferecido pela escola: Educação Fundamental – Resolução CME n° 004/2007 - 1° ano ao 5° ano. e SEJA ( Sistema de Educação de Jovens e Adulto) – resolução CME -011/2007. A escola como nos ensinou Paulo Freire é um lugar coletivo, de amizade de pessoas que sonham, é assim que concebemos a nossa escola, como um lugar de interação, de partilha e crescimento que busca qualidade no ensino-aprendizagem. Dando ênfase a valorização do ser humano, oportunizando a todos manifestar-se e preservar seus valores culturais, credos, criatividade numa comunidade com tanta diversidade cultural e religiosa.

08 abril, 2011

Dinâmica para sala de aula.

SUGESTÕES DE DINÂMICA PARA A SALA DE AULA

A dinâmica ajuda a integração do grupo, aproveite e torne sua sala de aula em uma verdadeira interação.

"Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura
expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os
integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o
comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.

VOCÊ MORA NO MEU...
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, Você é muito amigo!" etc

ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
(Os alunos opinam, registram e ilustram!)

A Árvore da Vida –
Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.
Na sala está exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O docente propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre.
Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem).
Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore.
Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.

A PALAVRA CHAVE

DESTINATÁRIOS: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipes.
MATERIAL
: Oito Cartões para cada equipe. Cada um deles contém uma palavra: Amizade, liberdade, diálogo, justiça, verdade, companheirismo, bravura, ideal, etc. Os cartões são colocados em um envelope.

DESENVOLVIMENTO: - O animador organiza as equipes e entrega o material de trabalho. - Explica a maneira de executar a dinâmica. As pessoas retiram um dos cartões (do envelope); cada qual fala sobre o significado que atribui à palavra. - A seguir, a equipe escolhe uma das palavras e prepara uma frase alusiva. - No plenário, começa-se pela apresentação de cada equipe, dizendo o nome dos integrantes e, em seguida, a frase alusiva à palavra escolhida.
AVALIAÇÃO: - Para que serviu o exercício? - Como estamos nos sentindo?

DINÂMICA DO ROLO DE BARBANTE
OBJETIVO: Essa dinâmica pode ser feita visando atingir as necessidades de cada grupo, o coordenador define o melhor objetivo para cada grupo.
MATERIAL: Um rolo de barbante;
DESENVOLVIMENTO: Em círculo os participantes devem se assentar ou ficar em pé mesmo. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes que seja trabalhado o seguinte assunto, Ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justifique o porquê! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.

ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.


O LAGO DE LEITE

(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).

Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."

Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
DINÂMICA “ENTRE NÓS”
Categorias: jogo de cooperação. Trabalha com a união, participação, interdependência.
Objetivos: vivenciar as individualidades e as diferenças dentro do grupo.
N° de participantes: sem limite de n°
Material: aparelho de som
Regras do jogo: posicionar o grupo em circulo formando uma fila sem começo nem fim;
Desenrolar: Formam-se duplas de mãos dadas, sem soltar as mãos, as duplas se movimentarão pelo espaço enquanto toca uma música. Quando a música parar, trocam-se os pares. Depois, unem-se as duplas formado quartetos, em seguida grupos de oito e assim por diante até a formação de um único grupo. Todos os movimentos devem ser realizados sem soltar as mãos, menos na primeira troca de duplas.

A flor

Objetivo: despertar a atitude em preservar o que temos.
Materiais: uma flor (rosa) natural
Procedimento: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a fim de preservar os materias dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente.

Dinâmica: "Verdade ou Mentira?"Entrego um pedaço de papel a cada aluno e digo que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao Japão', por exemplo.
Peço a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolho um papel aleatoriamente e leio a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anoto na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Vou lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos e eu leio a frase e digo: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faço algumas perguntas sobre a frase à aluna. Vou fazendo isso até terminar e depois pergunto aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.


Dinâmica: 'da bexiga 'Cada participante recebe uma bexiga e um papelzinho para escrever seu nome e colocar dentro dela, encher. Ao comando do professor, realizar as atividades, não importando ficar somente com a sua bexiga, pode misturar, trocar. Exemplo: jogando as bexigas para cima, não deixem NENHUMA cair; equilibrar a bexiga nas costas; dançar com a bexiga; trocar de bexiga com outra pessoa,etc. No final, cada pessoa pega uma bexiga qualquer, estoura e abre o papelzinho. Procurar a pessoa cujo nome estava dentro da bexiga e dar um abraço nela, podendo falar também porque admira essa pessoa.

Pesquise dinâmica no site:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário