Mais sobre a nossa escola:

Este Blog tem o objetivo de mostrar a escola, divulgar as experiências, os projetos, eventos, atividades e todo o trabalho desenvolvido por nossos funcionários, pais, alunos, professores e gestores. A Escola Municipal São Gonçalo do Retiro está situada na Rua Direta de São Gonçalo, s/n – Bairro São Gonçalo do Retiro. Salvador – Ba. Vinculada a Regional Cabula, sob o código 0711, parecer CEE 037/82. Modalidades de Ensino oferecido pela escola: Educação Fundamental – Resolução CME n° 004/2007 - 1° ano ao 5° ano. e SEJA ( Sistema de Educação de Jovens e Adulto) – resolução CME -011/2007. A escola como nos ensinou Paulo Freire é um lugar coletivo, de amizade de pessoas que sonham, é assim que concebemos a nossa escola, como um lugar de interação, de partilha e crescimento que busca qualidade no ensino-aprendizagem. Dando ênfase a valorização do ser humano, oportunizando a todos manifestar-se e preservar seus valores culturais, credos, criatividade numa comunidade com tanta diversidade cultural e religiosa.

11 abril, 2011

Mortes em escola municipal - Refletindo sobre segurança

Hoje, dia 08/04 assim como em muitas escolas, na nossa não poderia ser diferente, a todo momento, discutia-se a barbárie que aconteceu na escola municipal em Realengo, no Rio de Janeiro. No AC hoje a tarde tivemos em nossa pauta de discussão este assunto.
Discutimos dentre outras coisas a questão da seguranças nas escolas, chegamos a nossa realidade. Escola Municipais de Salvador.  Fizemos alguns questionamentos: Estamos seguros nas nossas escolas?  Qual a segurança que a Secretaria Municipal de Educação nos oferece? Quem são as pessoas que entram na nossa escola? Quem são nossos alunos? Como é nossa relação com os alunos? Foram muitos questionamentos que nos fizeram pensar na nossa realidade e a nos preocuparmos, com coisas simples do nosso dia a dia que muitas vezes passam despercebidas e precisa um acontecimento desse tipo para nos alertar. 
Em janeiro deste ano a nossa luta no fórum de gestores foi garantir a segurança nas nossas escolas, passamos  o período da matrícula sem nenhuma segurança, a não ser a de DEUS. Fomos corajosos e corajosas por termos enfretado todo este período sozinhos, abrindo e fechando escolas enfrentando todo tipo de gente que adentravam: doidos, bêbados, pessoas trajando com micro short, etc. Fomos loucos e loucas por termos enfretado tudo isso sem segurança, sem apoio.
Em fevereiro as escolas ganharam um porteiro e dois seguranças no turno da noite. Eles continuam protejendo o patrimônio, enquanto todos nós alunos, funcionários, professores vivemos sem nenhuma segurança.
Com tudo isso, ainda somos capazes de driblarmos as dificuldades  e continuarmos  firmes, comprometidos com a educação municipal.

Os sonhos dos alunos foram interrompidos e em cada família uma dor, em cada escola um sentimento, em cada coração muitas perguntas.

É hora de repensar, é hora de refletir sobre a nossa segurança. Que o poder público possa olhar por todos nós, que nos respeitem enquanto profissionais, que cuidem das nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas nossas escolas municipais.

Enquanto isso resta-nos pedir ao PAI que conforte essas famílias por esta grande perda e continue nos protejendo.

Leandro Nascimento - Gestor da Escola Municipal São Gonçalo do Retiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário